CARLOS CÁRDENAS

9 outubro, quarta-feira, 201921:00 até 23:00

09 DE OUTUBRO

Carlos Cárdenas, saxofonista venezuelano, filho mais velho de cinco irmãos, todos músicos. Iniciou seus estudos com o próprio pai, tocando clarineta. Em 1991 começou seus estudos no saxofone, no Conservatório Simón Bolívar em Caracas, para então fazer parte da Orquestra Sinfônica da Venezuela, na mesma cidade. Em 1997 se mudou para o Brasil, residindo primeiramente em Recife e depois em São Paulo.

Foi selecionado para fazer parte de equipes de músicos nos Cruzeiros Marítimos “Carnival Cruise Line” de 2005 a 2007 e “Pulmantur” em 2009. De volta ao Brasil, se estabeleceu em Brasília e rapidamente se inseriu no circuito de musica da cidade, acompanhando e gravando desde então com inúmeros músicos e conjuntos renomados. Participou do Pelotas Jazz Festival em 2014, do Garanhuns Jazz Festival de 2015, e de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA) desde 2012, e desde então vem fazendo parte de Big Bands, Bandas Sinfônicas e conjuntos de Saxofone Popular.

Toca Saxofone Tenor no Quarteto Brasília Sax, grupo reconhecido por desenvolver intenso trabalho de Música de Câmara. Com o Quarteto, se apresentou nas cidades de Rouen, Montevidéu, Strasbourg e Paris. Participaram do Concerto Americano com a OSTNCS e em 2017 o grupo ganhou o Prêmio Novos Talentos BNDES no Rio de Janeiro.

Em 2016 completou o Curso Técnico em Saxofone Erudito, orientado pelo professor Ricardo Barrenechea na própria EMB.

Em 2017 fundou o Duo SaxPiano Project com a pianista Duly Mittelstedt, se especializando em Música de Câmara para concertos em nível acadêmico.

Em 2018 concluiu sua Licenciatura em Música pela UNIS EaD, e foi convidado a atuar como Professor/Monitor da Banda dos Alunos do Colégio Militar Tiradentes.

Em 2019 passou a integrar a equipe de professores do Clube do Choro de Brasília, lecionando para as turmas de Saxofone.

Músico multifuncional, habilitado a tocar Saxofones Tenor, Alto e Soprano, transita livremente por diversos estilos musicais, desde MPB até Música Erudita e Jazz, lendo ou improvisando. Participa intensamente da cena musical de Brasília e de várias outras cidades, tocando e gravando com inúmeros músicos, bandas, grupos e orquestras.

9 outubro, quarta-feira, 2019